O diretor de Turismo e Concessões da CDV, Anderson Fioreti, disse que o “Manual para Atendimento ao Turismo” é voltado para os profissionais que entram em contato direto ou indireto com os visitantes. A distribuição é para garçons, guardas municipais, funcionários da rede hoteleira, de bares e restaurantes. Também recebem o pocket book os taxistas.
A edição que está sendo divulgada contou com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES). A publicação traz uma breve história de Vitória, com aspectos sobre a geografia e o clima, além de uma breve abordagem sobre a economia da cidade. São 12 páginas dedicadas aos 12 parques, com horário e dias de visitação e uma síntese dos atrativos.
Cinco páginas são voltadas para apresentar as praias, com um resumo do que o turista irá encontrar, além do acesso e onde localizar o balneário na sessão de mapas do Manual para Atendimento ao Turismo. Oito páginas são reservadas para as “compras”, com endereços, horários de funcionamento e localização.
A lista de compras contempla as paneleiras, hortomercado, mercados e os shopping centers. O histórico cultural de Vitória obteve 33 páginas no pocket book. De forma resumida, o leitor terá uma síntese dos principais atrativos, como da catedral, igrejas, conventos e capelas históricas, além de outros itens (catraeiros, paneleiras, teatros, praças, casario colonial, entre outros).
A ciência e educação recebeu quatro páginas, onde é apresentado o Planetário de Vitória, Praça das Ciências, Escola da Ciência – Biologia e História e a Escola da Ciência –Física. Os monumentos estão sem sete páginas, todos com fotos para serem facilmente identificados. A vida noturna (Triângulo das Bermudas, Rua da Lama e Orla de Camburi).
Há também lista com telefones importantes, telefones de pontos de táxi, contatos com delegacias policiais de proteção ao turista e a dica para o uso do Fala Vitória 156. Com frases úteis em inglês, inclusive com a grafia de como é pronunciada, estão 30 páginas. São dicas para agradecimento, comunicação, recepção, para se falar a quem deseja ser atendido em um restaurante, bar ou lanchonete e frases em geral. (Walter Conde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário